quinta-feira, 14 de maio de 2015

Maria Mãe de Deus?

Os cristãos da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Oriental, da Igreja Anglicana e outras, principalmente, acreditam que Maria, como foi mãe de Jesus, é a Mãe de Deus, literalmente Portadora de Deus. Maria foi venerada deste modo, desde o início do cristianismo.


Qual foi a primeira pessoa adepta e seguidora do cristianismo?


R: Segundo os estudiosos: Maria.


Maria foi à mãe de Jesus, mas pode ser considerada a mãe de Deus?


Não. O uso da expressão "Maria, mãe de Deus" foi oficialmente autorizado, por oficiais da igreja, no Concílio de Éfeso no século V. O concílio procurou resolver uma diferença entre alguns bispos em referência à divindade e à humanidade de Jesus. Quando teólogos se reuniram em Éfeso, uma cidade conhecida por sua exaltação de uma deusa (Diana: Atos 19:23-41), não se contentaram em estudar o que as Escrituras dizem sobre a humanidade e a divindade de Jesus Cristo. Para defender o fato que Jesus é Deus, eles argumentaram assim: "Emanuel realmente é Deus, e a santa Virgem é, portanto, Mãe de Deus". Superficialmente, a lógica parece válida, e assim foi oficializado o dogma de "Theotokos" (Mãe de Deus). 

Essa doutrina, Maria mãe de Deus, tem fundamento na Bíblia? 
Não. Maria nunca foi nem será a mãe de Deus. Deus, Jesus e o Espírito Santo (Trindade) sempre existiram.

João 1:1-3 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:14 – E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

A encarnação do Verbo se deu de forma sobrenatural. O Deus Filho se fez homem no ventre de Maria. A Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo) não teve começo nem terá fim. As três Pessoas possuem os mesmos atributos de onipresença, onipotência, onisciência, imutabilidade e eternidade. Logo, o Filho não começou a existir somente a partir do momento em que foi concebido no ventre de Maria ou a partir do momento em que veio à luz. Falando sobre a sua eternidade, Jesus disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo 8.58) e afirmou: “O Filho do Homem está no céu” (Jo 3.13). A Bíblia trata Maria como mãe de Jesus (Mt 12.47), e o próprio Jesus, na cruz, tratou Maria como sua mãe (Jo 19.27). Apesar disso, a Palavra de Deus não nos dá suporte para afirmarmos que Maria é mãe de Deus. Quanto aos outros filhos de Maria, só podemos entender que José tenha sido o pai deles (Mt 13.55-56)., pois José era casado com Maria. Não há na Bíblia qualquer referência à eterna virgindade de Maria. Pelo contrário, diz a Palavra que a sua virgindade permaneceu ATÉ dar à luz o primogênito Jesus (Mt 1.25).

Quem foi Maria?

Mãe de Jesus. Maria (hebraico: Miriam; aramaico: Maryām; árabe: Maryam; grego koiné: Μαριας ou Μαριαμ,), também conhecida como Maria de Nazaré, é a mulher israelita de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus.

Ela era filha de quem?

O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. A tradição da Igreja, segundo historiadores e escritos apócrifos afirmam que os pais de Maria eram um casal de idosos, Joaquim e Ana. De acordo com o costume judaico, historiadores relatam que o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus teria ocorrido quando Maria tinha 13 anos de idade, cerca de um ano depois.

Por que Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus? Ela fez algo por merecer?

a) Primeiro tinha que ser uma mulher, para se cumprir as escrituras:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Este versículo contém a primeira promessa implícita d plano de Deus para a redenção d mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a “semente” da mulher (Jesus Cristo) e a semente da serpente (Satanás e seus demônios). Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher e que Ele seria ferido ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade.

b) Tinha que ser uma virgem:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14


c) Tinha que estar na linhagem de Davi:

Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 2 Samuel 7:12,13

Mateus 1:1-25 – Trata da genealogia de Cristo. Cristo haveria de vir da linhagem de Davi e não da linhagem de Maria. Na própria saudação do anjo, em Lucas 1.28, observamos que o anjo saúda Maria como agraciada. Maria não foi usada por Deus por que ela merecia, mas por que foi agraciada. Se é por graça, não é por merecimento.

Então Qual o lugar de Maria na vida do Cristão?

O mesmo de todos os apóstolos e profetas que vieram antes de nós e aguardam a vinda no Senhor Jesus, com a diferença ter tido a honra de gerar em seu ventre a encarnação do verbo de Deus. De toda essa história, devemos aprender algumas lições importantes: Não devemos negar nada que a Bíblia afirma sobre Maria, mas também não devemos criar ou aceitar doutrinas humanas sobre a mãe de Jesus. Devemos falar de acordo com as Escrituras, sem acrescentar nada.
 – Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 4:11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoração - O Bom perfume #alflatube