sábado, 24 de maio de 2014

Estudo de célula - Salmo nº 1 - Versículo a versículo

Introdução
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2.

http://alailtoneflaviana.blogspot.com
Vivemos em tempos tão corridos que começamos a nos acostumar com este mundo sem darmos conta que devemos ser diferentes e não podemos tomar a sua forma. Principalmente onde houver conflitos, momentos difíceis, devemos estar vigilantes sempre e orando sem sessar para que os nossos ouvidos e olhos estejam abertos e a boca fechada, falando aquilo que for necessário para a glória de Deus.

Quebra Gelo
Você acha que toda pessoa não convertida pode ser considerada um ímpio?

Texto Base
Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como uma árvore plantada junto a ribeiro de águas que dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas os caminho dos ímpios perecerá. (Salmo 1:1 a 6).

Bem aventurado o varão:
1) Que não anda segundo o conselho dos ímpios;
Ímpio são àquelas pessoas que além de não terem fé, elas não tem piedade e não respeito com nada que se merece respeito. Nesse sentido a nossa intenção tem que ser de ser luz e não trevas. Um cristão jamais pode se conformar em andar segundo a prática pecaminosa do ímpio.

2)Não se deter no caminho dos pecadores;
Este é um pecador de "tabela". Ele peca indiretamente. Ele para a beira do caminho e fica como espectador de quem pratica más obras, inerte. Não se posiciona. Não tem opinião definida. É um tipo de pessoa que não progride em uma vida cristã autêntica. Com Cristo nosso palavra deve ser SIM, SIM ou NÃO, NÃO.

3) Roda dos escarnecedores;
São pessoas que zombam de tudo. São pecadores contumazes e que tem prazer em praticar o pecado da zombaria, da difamação. O cristão precisa estar sempre lembrando do texto de Romanos 12:2.

4)Prazer na lei do Senhor;
Quando entendemos e temos prazer pelos ensinamentos do Senhor revelado a nós através da Bíblia Sagrada, edificamos a nossa vida segundo os padrões bíblicos e não segundo os padrões do mundo.

5) Meditar na lei do Senhor;
Estudar profundamente. Isto inclui, fazer comparações entre versículos e duas perguntas são chaves:
O que este versículo representou para sua época? O que o Espirito Santo fala comigo através deste versículo hoje?

6) Árvore plantada junto ao Ribeiro de águas:
Isso é ter vida no Espírito Santo. Demonstrar o fruto do Espirito Santo. (Gálatas 5).

7)Dar frutos e as folhas não caem.
Dar frutos nesse caso pode ser entendido do crente que prega o evangelho e ganha almas para Cristo, que dá bom testemunho, etc. As folhas nos ensinam que os crentes mesmo em momentos de lutas e aflição, não perdem o foco não desacreditam, não perdem a fé, pois a sua raiz está junto ao "ribeiro de águas".

8) Tudo quanto fizer prosperará;
Quando o crente está guiado por Deus tudo quanto ele faz prospera. As coisas as vezes dão erradas porque falamos e agimos muito por nossa conta e ouvimos pouco a voz de Deus.

9) Moinha que o vento espalha:
Moinha=fragmento de palha. São pessoas levadas por qualquer palavra. Não estão alicerçadas em Cristo. São muitas vezes vítimas de sua própria impiedade.

10) Não subsistirão;
Nesse sentido quer dizer que não passarão para a vida eterna ao lado de Cristo. Serão condenados no dia do juízo. (Ml 3.2).

Conclusão
O Senhor conhece o caminho que cada pessoa tem trilhado nessa vida aqui na terra. E o que estamos pregando, crendo e fazendo hoje determinará para onde iremos depois que partirmos desse mundo.
Deus te abençoe. ( Leia: Mateus 25:31 a 46).

Autor: Alailton R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro com este App

É possível gerar renda se divertindo com este App. Baixe o app no link:  https://play.google.com