terça-feira, 8 de janeiro de 2019

#002 - Ciclo do Falso Arrependido

As vezes passamos por situações de certeza que eu estavamos certos de algo e depois descobrimos que estavamos totalmente equivocados. Que vergonha não é??!! 
Infelizmente corremos este risco e temos que corrigir assim que descobrimos ou somos alertados do erro!

Desde de Adão e Eva, de uma forma geral, o ser humano sempre tenta transferir a  responsabilidade para justificar erros cometidos. 

É muito comum as pessoas dizerem "eu fiz isso por causa disso" sem assumir a responsabilidade pelo erro cometido. Há pessoas que parecem que a desculpa já fica no automático; Antes de serem acusadas de alguma coisa, sabendo do erro cometido elas já improvisam uma desculpa.

Veja o texto de hoje:

"Quem camufla sua faltas jamais alcançará o sucesso, mas quem as reconhece, confessa e abandona, recebe toda compaixão de Deus!" Provérbios Capítulo 28 Versículo 13

O que a Palavra de Deus nos fala no versículo de hoje é que nós precisamos:

1° - Reconhecer – A Bíblia não esta dizendo que não cometemos falta. Mas que quando pecamos precisamos reconhecer o erro. Quando nós pecamos e não percebemos que erramos ocorre algo muito grave, pois passamos a acumular pecados pensando que são atitudes normais e nos afastamoa cada vez mais de Deus. Às vezes ferimos pessoas com nossos erros e pecados e quando acordamos, se acordarmos, os danos podem ser irreparáveis.

2° - Confessar - Confessar pra quem? A Deus? Também! Se com o seu erro você feriu pessoas é preciso ir até a pessoa contra quem você pecou e pedir perdão. É preciso fazer tudo que está a seu alcance para reparar o dano que você causou. E se o dano for irreparável? Quanto maior o erro, maior a reparação! Para Deus pecado é pecado, mas a consequencia de um pecado é diferente da consequência de outro pecado.

É preciso entender que cada pecado, mesmo perdoado tem sua consequência. Deus perdoa e nunca mais se lembra, contudo o ser humano não tem essa mesma facilidade. Um erro cometido contra alguém deixa cicatrizes profundas naquela pessoa ou na família; muitas vezes a pessoa que pecou vai ter que aprender a conviver, depois de pedir perdão e ter uma mudança de vida, com a desconfiança das pessoas, muitos não vão confiar imediatamente e com isso o "transformado" terá que viver uma vida plenamente na presença de Deus e a confiança e credibilidade das pessoas virão com o tempo.

3° - Abandonar - Deixar para trás e nunca mais cometer o mesmo erro. Seria muito bom se pudéssemos nunca mais cometer pecado algum, nem um errinho! Que maravilha seria! Mas somos falhos e sujeitos a erros.  É necessario matermos uma vida de oração e no que depender de nós, vivermos uma vida em paz com todos, trabalhando, educando nossos filhos, cuidando da nossa família, etc. Se não tivermos uma vida de intimidade com Deus será muito fácil voltarmos a cometer os mesmos erros todos os dias!

Nesse sentido, para alcançar a compaixão de Deus é necessário o arrependimento. Mas só uma vida de intimidade com Deus vai nos manter longe do pecado (do erro). Se não reconhecermos nossa necessidade diária de Deus ou vamos viver no erro, ou vamos ficar vivendo o ciclo do falso arrependido - erra, reconhece e confessa - erra, reconhece e confessa... e assim vai. Ao cometermos um erro o caminho para a mudança é reconhecer, confessar e abandonar, mas abandonar mesmo.

Tenha um excelente dia! Deus te abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 7 cartas de Deus #alflatube