domingo, 24 de setembro de 2017

Relacionamento Familiar - Palestra

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia dos filhos. Na verdade isso não ocorre como um costume no Brasil. Essa data foi escolhida pelos Portugueses para comemorar o Dia Mundial dos Filhos em Portugal. Foi uma forma que os portugueses encontraram para incentivar a aproximação entre pais e filhos.

Estamos vivendo um tempo que apesar de estarmos perto, estamos longe. Vemos filhos convivendo dentro de casa e distante dos pais e da mesma forma pais distante dos filhos.

As tecnologias tem afastado a família e destruído relacionamentos entre pais e filhos antes mesmo deles existirem e ou de se desenvolverem.

Há uma frase de Santo Agostinho que diz: “Não sacia a fome quem lambe pão pintado”. E é o que as pessoas estão fazendo hoje, querendo preencher o vazio da alma com tecnologias. Filhos que se trancam no quarto com seus smartphones, pais que chegam do trabalho e não saem da internet, pessoas que estão sempre rodeadas de “amigos” virtuais e nunca reais. Que vivem uma completa solidão e não entendem o motivo de tanta frustração. Essas pessoas estão se alimentando de pão pintado, mas pão pintado não sacia a fome!

O vazio que muitas famílias estão tentando tratar dentro de suas casas só pode ser preenchido com relacionamentos reais e saudáveis. Há necessidade, e é uma responsabilidade dos pais manterem um relacionamento forte e fortalecido com os filhos. A Bíblia em Salmo 2.12, primeira parte vai dizer: Beijai o filho, para que não se ire, e pereçais no caminho... É preciso corrigir o filho, sim e com vara! Conforme o ensino bíblico: O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga, Provérbios 13:24. Mas toda correção deve ser cheia de amor e aconselhamento!

O que somos hoje é em grande parte fruto daquilo que herdamos e a outra parte fruto do que conquistamos, mas acaba que até as nossas conquistas estão ligadas de alguma forma da herança que recebemos. Não estou falando apenas de dinheiro ou posses, mas de uma herança muito maior. A herança de um caráter íntegro, de uma boa disciplina, de uma boa educação, etc., isso é herança que vai perpetuar as gerações.

Qual herança está de fato sendo deixada para os seus filhos?

Tem muitos pais achando que a Escola vai educar seus filhos. Que engano! A Escola apoia a família na orientação dos filhos, mas a Escola é responsável pela transmissão do conhecimento. Aí acabamos citando uma frase popular: “Educação vem de berço!”

O casamento formado por um homem e uma mulher é o que Deus nos deixou para ser! Qualquer outra união de pessoas, que não seja entre um homem e uma mulher, está fora daquilo que Deus nos mandou fazer e os pais precisam ter definidos os seus papeis dentro do lar no trato e educação dos filhos.

O pai é o responsável pela lei e a ordem dentro do lar. É no pai que os filhos veem que é preciso ter limites, mas onde veem e podem contar com um amigão para todos os momentos, um confidente. A mãe é responsável por nutrir e formar o vinculo afetivo que organiza os filhos em suas relações, com eles mesmos, com a família e a sociedade, mas onde os filhos veem e podem contar com uma amiga, uma confidente. A criação de filhos é um trabalho que requer muita orientação de Deus e muita dedicação dos pais. Infelizmente há pais, que pelos motivos mais diversos, precisam ser pai e mãe ao mesmo tempo, dividindo o tempo entre as mais diversas obrigações, mas com a ajuda de Deus é possível criar e educar filhos incríveis e super abençoados.

Filhos bem criados e educados tornam-se pessoas bem criadas e educadas, capazes de serem pais cada vez melhores.

Somos capazes de mudarmos para melhor! Somos capazes de mudarmos o mundo para melhor!


Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 7 cartas de Deus #alflatube