Porque é bom que eu entenda o meu chamado dentro do meu casamento?
1 - Por que quando não estamos antenados naquilo que a bíblia diz a nosso respeito em relação a vida conjugal, nosso cônjuge poderá passar por necessidades sexuais, afetivas, espirituais, etc, e o Diabo poderá aproveitar de tal situação e tentar nosso cônjuge.
2 - Quando Jesus no início do seu ministério terreno venceu o Diabo no deserto, Ele o venceu como Deus ou como homem?
Como homem, é claro! E qual foi a primeira oferta do Diabo para Jesus Cristo? Pão! Porque? Leia Mateus 4.2. Após jejuar 40 dias, Cristo teve necessidade de comer! E o Diabo entrou aí, pensando que iria se dar bem!
Nos dias atuais é da mesma forma. Qual a sua necessidade física? Dinheiro? Prazer? O que é? – Saiba que você corre um sério risco de ser tentado nessa área. Por isso precisamos entender qual é a nossa postura e qual a nossa missão dentro do lar e perante o nosso cônjuge!
Marido: Aceite o papel que Deus deu a você
A Bíblia diz que o marido é a cabeça da esposa. Efésios 5,23 -Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Deus espera que você cuide de sua esposa com carinho. 1 Pe 3,7 -Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Ele criou a mulher para ser seu complemento e quer que você a trate com dignidade e amor. Gn 2,18 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
O amor por sua esposa deve ser tão grande a ponto de você colocar os interesses dela na frente dos seus. Efésios 5.25-29 -
Esposa: Aceite o papel que Deus deu a você
Deus espera que você respeite profundamente o seu marido e o ajude a cumprir o papel que ele recebeu. 1Co 11.3 - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Ef 5.33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
Apoie as decisões dele e coopere com ele de todo coração. Cl 3.18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
Se fizer isso você se tornará linda aos olhos de seu marido e aos olhos de Deus. 1Pe 3.1-6 -Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
O diálogo é sempre um bom caminho.
Converse com o seu cônjuge diariamente e veja como ele gosta que as coisas sejam feitas. Faça todo esforço para conseguir agradá-lo. Compartilhe seus sentimentos com seu cônjuge e não apenas informações e opiniões. Consulte seu cônjuge antes de assumir um compromisso.
Mostrem interesses sinceros
Você precisa ficar atento aos interesses do seu cônjuge. (Fl 2.3-4).
Trate seu cônjuge como precioso, que é o que Deus espera de todos. ( 2Tm 2.24).
“Há palavras de ferem como espada mas a língua dos sábios traz a cura”Pv.12.18). Então use suas palavras com cuidado. O Espirito Santo o ajudará a falar com bondade e amor, então mantenha um relacionamento diário com Ele. (Gl 5.22; Cl 4.6)
O que você pode fazer: Antes de discutir um assunto importante com seu cônjuge, ore a Deus e peça que ele te dê calma e sabedoria e uma mente aberta para entender outro ponto de vista. Pense com cuidado que você vai dizer e como vai dizer.
Sejam realistas e otimistas
Não espere perfeição do seu cônjuge nem de você mesmo. (Sl 103.14; Tg 3,2)
Concentre-se nas boas qualidades de seu marido ou de sua esposa. Confie nos princípios bíblicos, aplique-os, pois irão funcionar, seja paciente. (2tm 3,16).
Deus irá abençoar seu emprenho em seguir os conselhos dEle. Com o passar do tempo seu casamento ficará cada vez mais forte. (Gl 6.9).
Perguntem-se: Será que o meu cônjuge sente que eu me importo mais com ele do que comigo mesmo? O que eu fiz hoje para mostrar que amo e respeito o meu cônjuge?
Pensem em equipe
A Bíblia nos mostra que quando casamos nos tornamos uma só carne com o nosso cônjuge. (Mt 19.5). Mesmo assim vocês são pessoas diferentes e é possível que não tenham as mesmas opiniões. Por isso é preciso estarem unidos em pensamentos e sentimentos. (Fl 2.2). A união é ainda mais importante na hora de tomar decisões. A Bíblia nos diz: Procure bons conselhos e terá sucesso – Pv.20.18). Tomem decisões baseadas nos princípios bíblicos. (Pv. 8.32).
Deus vos abençoe!
Estudo do culto de casais do dia 02/04/2015