O que é família? – Segundo a Constituição Federal 1988
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 1º O casamento é civil e gratuita a celebração.
§ 2º O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
§ 3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
§ 4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
§ 5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
O que é família? Segundo a Bíblia – É a união de um homem e uma mulher.
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:22-24.
Aqui está o início de uma família. Homem e Mulher! Segundo a Bíblia e a constituição federal do Brasil, mediante o casamento a união de um homem e uma mulher, forma-se uma instituição familiar.
Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:28.
A ordem de Deus é clara para o casal: “Sejam férteis e multipliquem-se”. Nesse momento da instituição da família o homem e a mulher têm responsabilidades e direitos iguais. Tanto no prazer sexual, que um deve dar ao outro, quanto no planejamento para procriação.
Cite um ensino bíblico, para mantermos bem a instituição família? O Apóstolo Paulo nos ensina:
1 Coríntios 7:5 - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Nessa parte entendemos o que é família e a responsabilidade do casal de cuidar do casamento.
1) Como deve ser a família cristã
Um grande desafio para a família cristã nos dias de hoje é viver e educar os filhos segundo o padrão bíblico. Há uma crescente tendência em cristianizarmos coisas mundanas baseados na liberdade cristã ensinada nos evangelhos. Isso se traduz em uma pura falta de conhecimento das Escrituras Sagradas. O Apóstolo Paulo nos orienta: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1
Romanos 12:1 e 2 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
2) Aos Maridos... Homens de Deus
Há uma incumbência de Deus para sua vida. A responsabilidade pesa sobre o seu ombro, quando se diz sobre educar a família segundo os padrões bíblicos.
Segundo os padrões bíblicos é o homem quem arca com a responsabilidade das decisões de direção tomadas no lar (tanto espirituais como materiais), mesmo àquelas tomadas em comum acordo ou não. Na falta dele ou em caso de ser descrente a mulher toma o lugar. (1 Coríntios 7:14).
a) Decidir andar com Deus e determinar a educação religiosa de sua família.
Observe o comportamento de Josué: Josué 24:15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
b) Amar a mulher como Cristo amou a igreja
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:28
3) Às Mulheres... Santas de Deus
A mulher precisa estar antenada com tudo o que acontece dentro do seu lar. Ela precisa se dedicar a fim de ser uma boa esposa, uma boa mãe, boa dona de casa, etc., para que ela possa servir de exemplo às mulheres mais jovens.
a) Ser boa e esposa e bom exemplo
Tito 2:3-5 - As mulheres maduras, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
b) A mulher deve submissão ao marido.
Efésios 5:22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Por quê?
Efésios 5:23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Por isso ensinamos que o homem é responsável pelas decisões tomadas dentro do lar. A mulher é ajudadora.
4) Aos pais, homem e mulher.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6
5) Aos filhos
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:1-3.
Conclusão
Não há como falarmos que andamos com Cristo se nossos atos mostram outra coisa, isso não adiantaria nada. A família brasileira precisa se voltar para Cristo e se entregar a Ele completamente, reconhecendo-o como único e suficiente Salvador.
Deus vos abençoe! Amém!
Palavra do dia 07/01/2016 - Congresso da IBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário