quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os amigos não puderam vigiar contigo... e agora?

Para momentos de aflição, o melhor remédio é a oração!

Jesus momentos antes de ser traído e preso, chama alguns discípulos dentre os doze e vai a um lugar chamado Getsêmani para orar.

Marcos 14. 32 a 42

E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, vamos; eis que está perto o que me trai. Marcos 14:32-42


O que eu aprendo com essa passagem?

V.32 – Jesus nos ensina que nos momentos de tribulação e angústia nós devemos nos voltar para Deus em oração. Mas ao invés de orarmos, começamos a questionar a Deus o porquê das coisas, quando o correto seríamos adorar a Deus independente dos acontecimentos.

V.33 – Jesus chama alguns discípulos específicos e os leva consigo. Por quê?

É comum em momentos difíceis da vida, procurarmos amigos para nos ajudar. Mas há algo que temos que aprender: 

a) nem todas as pessoas próximas de nós estão prontas para entender a nossa aflição ou problema. - b) nem todos os vão querer vão querer saber. c) mas se estamos firmados em Deus, Ele sempre nos dará a melhor saída. – Mateus 7.25: Precisamos estar firmados na Palavra de Deus.

V.34 – Jesus compartilha com eles... abre o coração. Você já fez isso: chegar perto de alguém e dizer: eu preciso confessar algo pra você.

V.35 – Jesus foi mais adiante. Por mais íntimos que os amigos sejam, há assuntos que só Deus tem a capacidade de entender e nos dar a resposta que precisamos.

V.36 – Jesus fala com Deus sobre o que Ele sabia que iria acontecer, mas está pronto para obedecer à voz de Deus. Devemos abrir o nosso coração para Deus e aceitar a sua vontade.

V.37 – Os discípulos estavam dormindo. Há momentos que os amigos falham, há momentos que o dinheiro falha, há momentos em que os irmãos da igreja falham. E aí? Se vai desistir?

V.38 – Jesus orienta os dorminhocos. As vontades da carne devem ser submetidas às nossas necessidades espirituais. O nosso corpo físico tem suas necessidades, (descanso, lazer, prazer, afeto, etc.), mas não devemos ser controladas por elas. Devemos priorizar fazer a vontade de Deus, isso requer planejamento. – Rm 8.16 – Não podemos viver segundo a vontade da carne.

V.39 – Jesus ora novamente ao Pai com as mesmas palavras. Imagino que Jesus ao ver os discípulos dormindo novamente, pensou: é por estes que devo morrer dessa forma? Mas há algo que precisamos aprender, temos que ser persistentes em nossa oração. Tess 5.17 – Orai sem cessar – Há uma diferença entre persistência e teimosia. Precisamos saber o momento de aceitar a vontade de Deus para nossa vida. Tess 5.18, em tudo daí graças, por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

V.40 – Novamente Jesus os encontra dormindo. Os discípulos não sabiam como justificar-se. Slm 20.7 – Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Não se frustre se seus amigos não puderam te acompanhar nos momentos de aflição da sua vida. 

Os versículos que se seguem, Jesus é traído e preso. Haverá um momento em que o evangelho de Cristo será tirado de nós. Esse é o momento essa é a hora tome a decisão de andar verdadeiramente com Cristo. 

Deus te abençoe!
Mensagem do dia 27/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro com este App

É possível gerar renda se divertindo com este App. Baixe o app no link:  https://play.google.com