O jubileu comemorado hoje em dia, pelo que podemos observar, em nada tem a ver com o Jubileu bíblico. Comerciantes de todos os tipos vem de longe e se espalham pela cidade com o fim de ganhar dinheiro. O próprio povo da cidade vê nisso uma fonte de renda e fazem "de tudo", para nos dias do jubileu, ganhar dinheiro, seja com estacionamento, com turismo, com refeições, etc. Trabalhei em uma cidade em que ocorria um jubileu e conversei com muitas pessoas que estavam lá para participarem do jubileu e vi que muitas pessoas vem com um coração contrito e da sua maneira estavam com o coração voltado para buscar a Deus, mas todos com que conversei não sabiam nada sobre o que é o verdadeiro Jubileu. Alguns me responderam que estavam lá porque o avô ia, o pai ia, era uma tradição de família; outros entendiam como um tempo de oração, mas nenhum sabia nada sobre o Jubileu bíblico.
Veja o que a Bíblia diz:
E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. (Levítico 25.10).
O Jubileu relatado em nesta passagem do livro de Levítico acontecia a cada cinquenta anos.
O Jubileu ocorrido anualmente é uma tradição da igreja católica. Foi celebrado pela primeira vez pelo Papa Bonifácio VIII, em 22 de fevereiro de 1.300. No início ele não era anual. A palavra jubileu vem do hebraico, yovel. Refere-se ao carneiro, cujo chifre foi usado para anunciar o ano festivo.
O tempo de Jubileu, era um tempo de Paz e Reconciliação, um tempo de festa e perdão.
Três características distinguiam o ano do Jubileu bíblico.
1) Todos os escravos israelitas eram libertados;
2) Toda propriedade dos ascendentes que tivesse sido vendida era devolvida à família original;
3) A terra permanecia em repouso, sem cultivo.
O propósito de Deus ao instituir esse ano especial era garantir a justiça e impedir os ricos de acumular riquezas e adquirir terras às custas dos pobres.
O livro de Oséias no capitulo 4, versículo 6a, diz: O meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento;
Te encorajo neste dia a ler a Bíblia e meditar nela todos os dias.
Deus te abençoe. Tenha um excelente dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário