1) Você sabe o que é estar crucificado com Cristo?
2) Você está crucificado com Cristo?
Texto básico
Já Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2.20.
Introdução
Paulo descreve seu relacionamento com Cristo em termos de união pessoal profundo com seu Senhor e de sua dependência dEle. Aqueles que tem fé em Cristo, vivem uma vida em comunhão íntima com Ele tanto na sua morte, como na sua ressurreição.
1) Todos os crentes foram crucificados com Cristo na cruz. Morreram para a Lei como meio de salvação, e agora vivem para Deus por meio de Cristo. Por causa da salvação em Cristo, o pecado já não tem domínio sobre eles. O pecado não tem domínio sobre nenhuma parte do corpo do crente.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:11-13
a) Não podemos atender as concupiscências do corpo; b) não podemos colocar membro algum do nosso corpo a disposição do pecado; c) temos que apresentar o nosso corpo e a nossa total personalidade submissos a vontade de Deus.
2) Nós que fomos crucificados com Cristo, agora vivemos com Ele mediante sua vida ressurreta. Cristo e a sua força habitam em nós, e se tornam o manancial de toda a nossa vida e o centro de todos os nossos pensamentos, palavras e ações.
Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. João 15:3-6
É mediante o Espírito Santo que a vida ressurreta de Cristo continuamente nos é comunicada. A carne não converte. Veja o que Paulo diz: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. João 6:63 – O nosso espírito que recebe tratamento e não a carne. A comunicação de Paulo era uma comunicação espiritual e não carnal e que gerava vida.
3) Participamos da morte e ressurreição de Cristo pela fé. A crença, a confiança, o amor, a devoção e a lealdade que temos no filho de Deus que nos amou e se entregou por nós, só podem ser vividos pelo crente mediante a fé. O viver pela fé pode ser considerado como o viver pelo Espírito Santo. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:9-11.
Conclusão
Estar crucificado com Cristo é viver uma vida de santidade diante dEle, guiados pelo Espírito Santo.
John Piper em uma de suas pregações diz que o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Só estando mortos para o pecado e para o mundo poderemos gozar de vida plena com Deus. Estar um dia na igreja e outro dia em festas mundanas só geram desgostos e sofrimento. O pecado pode ser prazeroso no início, mas no fim gera morte. Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte. Pv. 14.12.
Que este palavra fale profundamente em seu coração!
Tenha um bom dia! Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário