quinta-feira, 7 de maio de 2015

É possível ter paz se ouvir...

Tinha em mente falar um pouco sobre personalidade, sobre a identidade do cristão frente ao movimento gospel que tem surgido nos últimos tempos, mas Deus nos direcionou para outro campo de estudo e colocou em meu coração ministrar sobre Paz. 

Paz não é ausência de lutas. A Paz que Cristo nos dá é um estado de calma, tranquilidade, serenidade; é ausência de perturbações e agitação, mesmo em meio a momentos de intensa tribulação.
Isso é possível!

Você tem vivido uma vida de Paz? Como está a sua vida hoje?

Texto Básico: Mateus 11.28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


1º No primeiro momento nós vemos aqui um convite acompanhado de uma promessa

a) Vinde a mim e Eu vos aliviarei
Extensivo a todos os que estão cansados e oprimidos
Quem vem a Jesus e torna-se servo e faz verdadeiramente a vontade dEle, Ele, Jesus, o alivia do que seria uma aflição insuportável.

João 16:32,33 - Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


A nossa caminhada com Cristo deve ser diária.
Eu preciso ir a Cristo todos os dias, eu preciso estar em Cristo, mas há algumas coisas que nos atrapalham a viver uma vida plena na presença de Deus. Coisas como o comodismo; usar o tempo de forma errada... etc.

O que é que tem te atrapalhado de ir e estar em Cristo todos os dias?
O que é que tem te atrapalhado de ter uma vida abundante na presença de Deus?

Não estou falando somente para os não cristãos. Isso é pra todos que hoje tem se sentido cansado e sobrecarregados.

1 João 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo.

Concupiscência da carne: Praticas sexuais contrárias a vontade de Deus.
Concupiscência dos olhos: Desejo desenfreado por possuir coisas – conhecido também por avareza. O avarento apega-se demais às coisas materiais e se esquece de Deus.
A soberba da vida: A soberba é o desejo de posição. É querer estar acima de todos. Este tem sido um dos piores e mais demorado de todos os males a morrer no homem, pode-se traduzir também por orgulho, egoísmo. O indivíduo torna-se "deus" de si mesmo. Este indivíduo precisa ter seu ego massageado constantemente para se sentir bem.

2º No segundo momento desta passagem Cristo começa a nos orientar depois de vir a Ele. Eu vim a cristo e agora?

b) Tomai sobre vós o meu jugo:
Jugo: - Peça de madeira colocada sobre a cabeça dos bois e que os atrela a uma carroça, arado, etc. conhecido também como Canga.

O diabo quer nos lançar um jugo que nos detona, que diminui nosso alto estima um jugo de um caminho que parece bom, mas que no final é caminho de morte.

Em João 10. 9,10: Jesus nos diz: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Ter vida abundante é ter vida de paz! É ter a Paz! 
É confiar em Deus em meio a tempestade.

3º No terceiro momento

c) Aprendei de mim
Temos aprendido um monte de coisa que não é com Deus, que não estão nas suas sagradas escrituras.
Você está imitando quem? Quem é seu espelho? Quem você tem usado como exemplo?

Efésios 5.1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

Pergunte a si mesmo: Em meus passos o que faria Jesus.

Cristo fez discípulos. O que você tem feito?
Cristo, quando questionado, respondia: Está escrito. Como temos respondido às tentações?
Cristo perdoava: Será que estamos de fato entendemos a dimensão do perdão? Do que é perdoar?

4º No quarto momento desse texto Jesus diz
d) ... que sou manso e humilde de coração ( Mansidão e humildade, andam juntas).

Quantas vezes no nosso dia-dia somos do tipo “ não levo afronta para casa”; 
quando a Palavra de Deus nos oriente a ceder:

Lamentações 3.30 - Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.

Isso não é ser um “bobão”, mas é saber ponderar nossas atitudes e defender aquilo que realmente valha a pena.

Quantas vezes nos vemos fazendo piadinhas maldosas de desconhecidos e conhecidos e, sem perceber nos colocando em uma posição elevada em relação àquelas pessoas, quando Cristo nos manda sermos humildes.

Humildade vem do latim, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.


As vezes somos mal educados, respondões, etc., e deixamos de ser mansos e humildes com quem mais mereceria isso: Esposa ou Esposo; Filhos e pais; irmãos; etc.

Conclusão

e) Em Cristo há descanso para nossa alma

Pra você que ainda não está em Cristo: Em Cristo há descanso para sua alma
Para você que é Cristão, mas tem passado por um momento de tribulação e aflição: Em Cristo há descanso para sua alma
Para você que veio até aqui desesperado: Em Cristo há descanso para a sua alma.

Por quê?
Porque o jugo dele é suave e o fado dele é leve.
O que precisa faze-? Arrepender-se, aceitar a Cristo e reconhecê-lo como único e suficiente Salvador!

Deus abençoe a sua vida amém e Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoração - O Bom perfume #alflatube