domingo, 20 de julho de 2014

Estudo de Célula - Leis do Velho Testamento e sua aplicação nos dias atuais.

Introdução
Você já parou para entender de fato o significado das leis do Velho Testamento segundo as escrituras? Nesta lição abordaremos esse tema, de um modo básico, mas que é muito interessante para os nossos dias atuais.

Quebra Gelo
O que você entende das leis do velho testamento para sua vida hoje? 

Desenvolvimento
Na Bíblia encontramos quatro tipos de leis. E essas leis nortearam o povo de Israel em suas jornadas e peregrinações descritas no Velho Testamento.

1) Leis Civis
É um conjunto de normas que regia o povo de Israel no passado e muitas vigoram até hoje. São leis de proteção para a nação de Israel. ( Êxodo, capítulo 21 e 22). Nos dias atuais cada nação tem suas normas próprias, muitas dessas foram tiradas da própria Bíblia Sagrada e outras totalmente contrárias a palavra de Deus. Jesus não aboliu a lei e sim veio dar cumprimento a ela, (Mateus 5.17).

2) Leis Cerimoniais - Levítico Capítulo 1 ao 4
Essas são as leis envolvendo sacrifícios e ofertas de animais, específicas para o ritual do santuário e remissão de pecados. Tais leis perderam o valor (Colossenses 2. 14 e 15). Tais leis foram abolidas pois apontavam para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e com sua morte se fez sacrifício de uma vez por todas. (Hebreus 10.12). 

3) Leis da Saúde - Levítico 11
Nesse conjunto de ordenanças vemos claramente que a intenção era que o povo de Israel fosse um povo saudável, de boa saúde física e espiritual. Nesse sentido, até hoje temos a responsabilidade de zelar pelo nosso corpo, pois pertencem a Deus (1 Coríntios, 6.20), no qual habita o Espírito Santo (1 Coríntios, 6 19). Uma pessoa "doente" pode ter sérios problemas em fazer a obra de Deus.

4)  Lei Moral - Êxodo 20. 3 a 17 - Êxedo. 31. 18
Essa lei vigora até os dias de hoje. Trata-se dos Dez Mandamentos. A lei moral foi escrita pelo próprio Deus em dua tábuas de pedra. Essa lei nos mostra o quanto somos pecadores (Romanos 3.20); guia o ser humano a Cristo (Gálatas 3. 24 e 25); será norma do juízo ( Tiago 2. 12); é santa, justa e boa (Salmo 19. 7 e 8 - Romanos 7. 12).

Conclusão
O entendimento dessas quatro leis nos dá uma base para seguirmos em nossa caminhada. É importante ressaltar que as leis civis, as leis cerimoniais, as leis da Saúde, foram escritas por Moisés, inspirado pelo Espirito Santo, mas a lei moral foi escrita pelo próprio dedo de Deus. Ao estudar a Bíblia, antes de inciar, tire um momento de oração e peça ao Espirito Santo de Deus que abra o seu entendimento e ilumine sua mente. Leia a Bíblia diariamente; Vigie; Ore a todo tempo; e Deus te abençoará.

Deus vos abençoe! Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoração - O Bom perfume #alflatube