Vamos examinar também a definição da palavra EDUCAR, segundo o dicionário cristão Webster 1828. Segundo Webster educar é toda a série de instruções e disciplinas com o objetivo de:
1. iluminar o entendimento;
2. corrigir o temperamento;
3. formar as maneiras e hábitos da juventude;
4. e prepará-los para serem úteis no futuro, cumprindo o seu chamado na vida.
Vemos aqui novamente o processo ensinar-aprender. Ilumina o entendimento e corrige o temperamento (interno) para formar um estilo de vida que seja útil, próspero, e cumpra com o propósito de Deus (externo).
--
Há uma crescente tendência entre os casais modernos em que os dois trabalham fora com a desculpa de melhorar a renda e com isso poder dar uma educação melhor para os filhos, e isso é comum em lares cristãos. E com isso eles acabam por deixar seus filhos com “babás” ou aos cuidados de parentes, que muitas vezes, não pautam suas vidas pela Bíblia e acabam ainda por deixar más influências nos filhos. Já ouvi falar de casos de pais que deixam seus filhos pequenos sozinhos, entregues “a TV aos Games”, para poderem trabalhar.
Nesse sentido percebe-se claramente que a educação ficaria prejudicada. Quando os pais não estão presentes na educação dos filhos, estes recebem uma educação que nem sempre é a adequada para a criança. Além de a educação ser prejudicada com o passar do tempo, em muitos casos pode ocorrer um distanciamento entre a criança e seus pais.
Os pais da modernidade precisam urgentemente entender que a escola por si só não é capaz de educar. Tem que haver um entendimento e apoio mútuo, sabendo que o dever primordial é dos pais. Os pais são os responsáveis pela educação dos filhos. É dentro de casa ensinando amor e respeito ao próximo, em família, que a criança tem o seu caráter formado. Pais irresponsáveis geram filhos irresponsáveis, essa é a tendência.
A sociedade atual tem que entender a importância da educação cristã na vida dos filhos, sabendo que em primeiro vem a família, a educação dos pais seguindo os padrões bíblicos, em segundo a igreja, os ensinos religiosos, o amor ao próximo, os relacionamentos saudáveis, e por último a escola, sendo esta última fruto de uma parceria entre a família e a igreja. Não há como educar sem antes evangelizar os filhos.
--
Deus te abençoe e te dê sabedoria na educação de seus filhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário